GP-CIT


 O Grupo de Pesquisa Aplicada em Ciência, Informação e Tecnologia (GP-CIT) foi criado em 2007, pelas professoras Maria do Carmo Duarte Freitas e Denise Fukumi Tsunoda, como ação estratégia da chefia do DECIGI - professora Helena de Fátima Nunes Silva. O projeto de criação do mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia estava sendo idealizado neste mesmo período e buscava-se, dentre as diversas propostas, o apoio e incentivo do REUNI para a criação do GP-CIT. 

O tema de interesse central do Grupo é o uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino. Para tanto, o GP-CIT, possui dois laboratórios, o Laboratório de Mídias Digitais na Educação – LabMídia e o Centro de Estudos em Realidade Virtual Aplicada – CERVA, os quais, respectivamente, direcionam suas pesquisas em:
§  Capacitação de Professores na Plataforma Moodle;
§  Mapa Verde de Curitiba – Educação Ambiental;
§  Planejamento e gestão para adequação linguística do material de EaD;
§  Recuperação de Conteúdo Informacional em Filmes – RECIF;
§  Aplicações de Realidade Virtual na Educação; e
§  Visualização e Interação para Análise de Dados.

O Grupo conta com uma equipe multidisciplinar com acadêmicos dos cursos de Gestão da Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Econômicas, Administração de Empresas, Engenharia de Produção.

Os líderes do Grupo são os professores:

Maria do Carmo Duarte Freitas: Professora da Universidade Federal do Paraná é Engenheira Civil pela Universidade de Fortaleza (1996), Mestre (1999) e Doutora (2003) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalhou em indústria de manufatura, projeto arquitetônico residencial/industrial e gerenciamento de obras no Setor da Construção Civil. Atua na pesquisa nas áreas de inovação tecnológica para desenvolvimento de produtos e serviços de informação, tecnologia da informação e suas aplicações na criação de objetos educacionais para fomentar educação continuada e profissional, educação corporativa e educação a distancia. Projetos desenvolvidos no Laboratório de Mídias Digitais e Centro de Estudos em Realidade Virtual e Aumentada.

Denise Fukumi Tsunoda: Graduada em Bacharelado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (1992), possui mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1996) e doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial - Engenharia Biomédica pela também Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2004). Atualmente é professora na Universidade Federal do Paraná no curso de Gestão da Informação, Departamento de Ciência e Gestão da Informação. Pertence ao grupo permanente de revisores da Revista Produção Online e Revista GEPROS. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioinformática. Atua principalmente nos seguintes temas: descoberta de padrões em banco de dados, mineração de dados, computação evolucionária, algoritmos genéticos, programação genética e informação e estrutura de proteínas.

Celso Yoshikazu Ishida: Possui graduação em Bacharelado Em Informática pela Universidade Federal do Paraná (1996), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2002), doutorado em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2008) e doutorado sandwich em Matemática Aplicada - Université Paris-Sud XI (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: computação evolucionária, classificação, aprendizado de máquina, mineração e programação genética.

O GP-CIT é certificado pelo diretório dos grupos de pesquisa do CNPq.

Acesse também o site oficial do GP-CIT.